quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tutorial passo a passo - Utilizando o Flashtool para Sony Ericsson

1.       Faça o download do flashtool neste site: http://androxyde.github.com/Flashtool/

2.       Instale o flashtool

3.       Faça o download da ROM (firmware) do sistema que deseja colocar no seu aparelho, o arquivo da ROM é um arquivo com extensão “.ftf”

4.       Coloque este arquivo da ROM dentro da pasta “firmwares” que se encontra dentro da pasta “Flashtool” na unidade “c:” do seu computador. Geralmente o caminho da pasta é “C:\Flashtool\firmwares”

5.       Baixe e instale o software “Pc companion” da Sony mais atualizado, é necessário para instalação correta dos drivers do celular. Site: http://www.sonymobile.com/br/tools/pc-companion/

6.       No seu celular faça backup de seus aplicativos utilizando algum aplicativo de backup e sincronize os dados de sua conta, como contatos, calendário, e-mail, etc... Para que você possa recuperar estas informações depois.
Mesmo se você não fizer backup de seus aplicativos antes, você poderá instalá-los depois pelo “Play Store (antigo Market)”
Não se preocupe pois nenhum dado será apagado do seu cartão de memória Sd Card!

7.       Após dados salvos e sincronizados Desligue o celular!

8.       Certifique-se que seu celular tem pelo menos 50% de bateria e que seu computador não irá desligar repentinamente durante o processo utilizando um no-break ou um notebook com bateria carregada

9.       Abra o programa Flashtool

10.   Clique no símbolo de um “raio” no canto esquerdo superior do Flashtool para iniciar o processo de instalação da ROM

11.   Escolha a opção “Flashmode” e clique em OK

12.   Na lista a esquerda escolha a ROM que deseja instalar no seu aparelho. Se tem somente um arquivo dentro da pasta “firmwares” só irá aparecer um item na lista para ser clicado.

13.   Nesta janela ainda certifique-se que os itens “wipe data” e “wipe cache” estão marcados e clique em OK

14.   Agora aparecerá uma janela pedindo que plugue seu aparelho no computador em “modo de download” ou “modo de recovery”

a.       Se o seu aparelho Sony tem o botão de “voltar” físico, segure este botão enquanto pluga o celular no computador, aguarde 2 segundos e solte o botão “voltar” o computador irá instalar os drivers e o Flashtool irá iniciar o processo de instalação da ROM (firmware)

b.      Se o seu aparelho possui o botão de “voltar” de sensor, você deve plugar o celular no computador segurando o botão de “diminuir o volume” aguardar 2seg e largar o botão

15.   Aguarde o processo de instalação

16.   O processo chegará ao fim quando aparecer a mensagem “Flashing finished” e “Now unplug the device and power it on”

17.   Pronto! Está feito! Desplugue seu celular do computador e ligue-o!

A primeira inicialização irá demorar! Espere... É assim mesmo! Não se preocupe!

17 comentários:

  1. Cara, eu preciso ter bootload desbloqueado e ter meu celular root?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa de Bootloader desbloqueado, nem de root.

      O bootloader desbloqueado vc só precisá em caso de querer utilizar o flashtool para instalar uma ROM (firmware) com o kernel (núcleo do sistema) personalizado.

      Excluir
  2. vei, usei seu tutorial pra fazer downgrade no meu neo v 4.0, para o 2.3, porém quando eu abro o flashtools e clico no raizinho, a firmware (mesma q vc postou) q eu colei la na pasta não aparece na lista, será q tem como me ajudar? 0 4.3 é péssimo para jogos!! obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To com o mesmo problema do fera aí de cima... o meu tbm é um NEO V e o firmware do meu (também a mesma que vc postou) não aparece na lista

      Excluir
    2. Utilize o flashtools mais recente... no site: http://androxyde.github.com/

      Excluir
  3. muito bom!consegui reverte a atualizaçao do meu xperia neo v da 4.0.4 para 2.3.4!otimo tuturial vlw bigado!e a questao da camera tira foto meio verde e so colocar e cena modo festa!

    ResponderExcluir
  4. amigo, o meu não aparece a msg “Flashing finished” e “Now unplug the device and power it on”

    ' oque faço ?

    ResponderExcluir
  5. Cara vc é um gênio. Obrigado demais mesmo. A bateria do meu Xperio Neo V tava durando apenas 8 horas no android 4.1. Valeu perfeito

    ResponderExcluir
  6. Meu camarada, consegui reverter! Meu neo v ficou uma bosta! Só que meu chip Claro ainda não funciona! No 4.0 tava funcionando. Meu problema é que alguns chips não funcionam. pode me ajudar? Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Camarada, o meu Neo V ficou muito ruim com o 4.0 ICS, travando, lento, desligava sozinho! E muita gente fala que fica bom demais. Foi só comigo? Meu telefone tinha 04 dias de uso! Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. como faco para desbloquear o bootloader pelo flashtool fiquei sabendo que tem como fazer . pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Valeu Brother, eu havia atualizado para o android 4.0 no Xperia Neo V, é bom, mas o Neo V não é muito potente para rodar ele satisfatoriamente e ficou lento, voltei para o 2.3.4 e ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  10. Gente eu fui atualizar meu z1 pelo pc companion e eu interrompi a atualizaçao antes de terminas e agora meu aparelho liga e aparece em ingles uma mensagem escrito assim
    the software update failed make sure that your phone is connect to the computer and try again
    Traduzindo:a atualização de software não se certificar de que o seu telefone está se conectar ao computador e tente novamente
    alguem pode me ajudar estou dessesperada

    ResponderExcluir
  11. ligue se telefone ao computador em modo de recuperação e faça o processo novamente

    ResponderExcluir
  12. não tem pasta firmware o que fazer

    ResponderExcluir
  13. boa noite poderia me ajudar ...toda ja tentei em 3 note e no consigo a pasta firmware, nao aparece dentro da pasta flaashtool qual o problema agradeço desde já..antonioaebusmao@gmail.com

    ResponderExcluir